“Tribos, num conceito antropológico, são formas de organização social amplas, são alianças entre aldeias, linhagens ou clãs”. Essa foi a descrição de Maria Emília Tavares. Hoje em dia essa palavra é usada também como metáfora, para designar tribos urbanas.
Tribo é um elemento de composição de palavras que exprime a idéia de atrito, isto é, a resistência de corpos que se opõem quando se confrontam. Esta dimensão de resistência grupal, substantivamente ligada à idéia de atrito, encontra-se presente no fenômeno das tribos urbanas.
As tribos urbanas são grupos sociais compostos por integrantes de grupos com os gostos musicais, vestuário, linguagem e, até mesmo, filosofias de vida parecidos, estando muito mais presentes no dia-a-dia dos jovens, que procuram formas de se auto-conhecerem e de serem encaixados na sociedade. Segundo Maria Emília Tavares, que escreve para o blog Sobre Tribos, o principal fator para o surgimento desses grupos é a necessidade de diferenciação numa sociedade que está, cada vez mais, fadada a ser tornar homogênea, através do apelo ao consumo e padronização dos gostos, impostos pela mídia.
Toda tribo, possui características diferentes, servindo de modelo de estilos de vida e fazendo com que seus integrantes, tenham uma identidade pré-definida.
O fenômeno das tribos, não é apenas voltado para um universo de jovens, porém é nesse universo, que o estilo fica conhecido, aparentando ser algo apenas relacionado à juventude.
As constantes mudanças e o imediatismo se agrupam numa certa defesa do presente vivida na tribo, não havendo projetos futuros ou preocupações com o destino da tribo. É o próprio movimento do consumo que determina o futuro destas tribos. Essa é a caracterização de tribos dada por L.G. Coutinho.
Estes grupos caminham sob uma nova ética, na qual seria chamada de “ética da estética”, aonde o exagero, afeto e a imagem, juntos determinam a maneira com que o jovem se situa no mundo.
Essa “ética da estética”, para Featherstone seria a maneira de ser classifi-cado no mundo e ela própria se compõe em um fator de favorecimento ao aparecimento das tribos. Onde a beleza e o culto à imagem prevalecem, mudando a própria identidade.
Os jovens que pertencem a determinadas tribos urbanas se distanciam de determinados padrões sociais para poderem encontrar com grupos de referência mais próxima de seus ideais, investido em redes de relacionamentos que recriam novas cenas urbanas e sociais.
A metáfora tribo sugere a emergência de novas formações sociais que surgem de algum tipo de reagrupamento entre quem procura uma proximidade com outros que de alguma forma possua semelhança.
Texto: Fernanda Ferreira
Bisou
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