quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O que é Gyaru?


Afinal, como as Gyarus são?
“Gyaru” ou “Gal” é a pronúncia japonesa para “Girl” em inglês, ou garo-ta(s). É um estilo de moda japonês baseado na estética e podemos dizer de forma abrangente que as Gyarus são garotas na fase da adolescência, com boa posição social e que gostam de saber notícias sobre a moda ocidental e oriental.
Essa tribo possui muitas vertentes, mas todas estão relacionadas ao gla-mour e consumismo exagerado de marcas e últimas tendências da moda.
É um dos estilos mais voltado ao Ocidente, mas por influência da moda japonesa, que permite a fazer combinações inusitadas e divertidas, as Gyarus misturam cores, estampas, brilhos e toda uma liberdade que a moda urbana permite, trazendo cara própria e um estilo bem ousado para os padrões Orientais, com seus decotes e saias curtas.
 


 Com o tempo a palavra Gyaru foi aceita para descrever qualquer uma desses vários sub-estilos que surgiram. O termo começou a ser empregado simplesmente para denominar adolescentes seduzidas por áreas como Shibuya 109, que é um complexo de compras freqüentado pelas jovens, em busca de estilo e moda. Embora apenas 20% das clientes do complexo ainda sejam adeptas ao estereótipo bronzeado, o título de Gyaru seria adequado para definir uma grande parte das freqüentadoras, mesmo que progressiva-mente elas deixem de ser adolescentes. Essas meninas que compram nesse “mini-shopping”, levam para a casa, as principais novidades em sapatos, camisetas, vestidos, lingeries, biquinis e toda a espécie imaginável de acessórios bem diferentes.


O Shibuya 109 abriu suas portas em 1979. Sua primeira geração de lojas vendia itens masculinos, artigos esportivos, discos e até mesmo cortinas. Mas
como fizeram em toda Shibuya, as garotas dominaram e transformaram o shopping em um espaço só para elas.
As atuais lojas desse complexo de compras que comercializam esse estilo são: Love Boat, SLY, Egoist e Me Jane, oferecem vários tipos de peças a preços bem inferiores aos das demais marcas internacionais.
Segundo Koich Nagawwa, editor-chefe da revista Egg, há um número impres-sionante de ex-gyaru voltando à cena, agora com mais de vinte anos, para uma segunda etapa, vestindo-se bem e ainda agindo de forma rebelde. Essas garotas mais velhas buscam um visual mais sexy e adulto.


Esse estilo possui algumas características como o bronzeamento artificial inspirado nas californianas, os cabelos loiros, o extremo cuidado com a maquiagem, o penteado e decoração de todos os tipos em acessórios, como unhas e celulares.
Há uma ramificação extensa dentro do estilo gyaru, apesar de que, no Japão, todas essas subcategorias são tratadas simplesmente, por gyaru, sem haver distinção de estilo.

Bisou

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